EMPRÉSTIMONOTÍCIAS

Empréstimo consignado mudou: saiba as novas regras para 2022

COMPARTILHAR

Começo de ano chegou e com isso muita gente precisa de dinheiro emprestado para dar conta dos gastos extras. Mas se você pretende pedir um empréstimo consignado, se prepare: as condições pioraram. Houve um recente aumento de juros, além de diminuição da margem consignável, aumento da carência para novo empréstimo e diminuição do número máximo de parcelas.

Confira as principais mudanças do empréstimo consignado para 2022:

MP que melhorava as condições de empréstimo consignado durante a pandemia não vale mais para 2022

Diminuição da margem e aumento de juros do empréstimo consignado

A mudança mais impactante do empréstimo consignado é a diminuição da margem consignável: de 40% para 35%. O valor de 40% foi autorizado por uma Medida Provisória em 2020, mas caiu em 30 de dezembro de 2021, voltando ao que era antes. Dos 35%, 30% é o valor máximo para empréstimo e os 5% são para o desconto automático dos gastos de cartão de crédito consignável.

Já os juros máximos que os bancos podem cobrar no empréstimo em consignação está, no começo deste ano, em 2,14%. O valor aumentou em 10 de dezembro do ano passado, quando deixou de ser cobrada a taxa máxima de 1,80%.

A taxa de juros deste tipo de empréstimo pode ficar ainda maior ao longo do ano, pois a expectativa é que a taxa básica de juros continue subindo.

Outras mudanças

Além disso, outras condições do empréstimo consignado, que melhoraram devido à pandemia, caíram na virada do ano.

Uma delas é o prazo de pagamento do empréstimo, que estava em 84 meses (7 anos) e voltou aos 72 meses (6 anos). Outra alteração foi no período de carência para aposentados e pensionistas solicitarem novos empréstimos, após a contratação do anterior. No ano passado, o período era de 30 dias, agora é de 90 dias.

Empréstimo consignado ainda vale a pena?

Mesmo com essa mudanças, o empréstimo consignado continua sendo uma das opções de empréstimo mais baratas do mercado. Afinal, como há um desconto direto da folha de pagamento sobre as parcelas, a operação é segura aos bancos, o que barateia os juros.

Apesar da taxa máxima estar em 2,14%, muitos bancos oferecem parcelas menores. Portanto, vale a pena pesquisar bem para conseguir a oferta mais vantajosa. O empréstimo com algum bem como garantia, como casa ou imóvel, fica com juros ainda menores.

Lembrando que o empréstimo consignado vale somente para aposentados, pensionistas, servidores públicos, militares e trabalhadores assalariadas cuja empresa tenha convênio com algum banco. Uma grande vantagem é que não precisa ter bom score para solicitar o empréstimo, pois ele é descontado direto da folha de pagamento.

Siga o Rei dos Cartões

Gostou de ler essa notícia? Então continue nos acompanhando para ficar por dentro de todas as novidades do mundo das finanças pessoais, clicando aqui.

Acompanhe também nossos canais do youtube Rei dos Cartões e Clube Rádio News.

Daniel Rodrigues Alves

Especialista no assunto financeiro, cartão de crédito, conta digital e pontuação nos birô de crédito, financiamento e etc…
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
pagol como funciona passo a passo Cartão de crédito Sicredi Visa Infinite de Metal 7 Melhores Bancos Digitais Para 2024 | Confira passo a passo! novo cartão nbc bank gold – confira como funciona