Pular para o conteúdo
Início » Pix sem saldo? Saiba mais sobre o PIX Garantido!

Pix sem saldo? Saiba mais sobre o PIX Garantido!

COMPARTILHAR

Lançado em novembro de 2020, o Pix revolucionou o sistema financeiro do país, trazendo praticidade e tempo instantâneo de pagamento e recebimento de dinheiro.

No entanto, duas empresas saíram perdendo após o lançamento desse método de pagamento: os bancos e os adquirentes, que são as empresas que concedem as maquininhas para os estabelecimentos comerciais.

🔥 Não deixe de colocar seu E-mail abaixo e receber melhores ofertas de crédito

Vale lembrar que os bancos cobram aos clientes taxas referentes ao DOC e TED, e por determinação do Banco Central (BC), eles tiveram que aderir ao Pix.

Com a novidade, os bancos passaram a perder receita, e agora estão pedindo um tipo de compensação e é aí que entra o Pix garantido.

O que é o Pix Garantido?

O Pix garantido permite ao cliente agendar e efetuar pagamentos parcelados, garantidos pela instituição financeira.

Assim, se no dia da transferência a pessoa não tiver saldo suficiente na conta, o intermediário que no caso seria o banco ou fintech, arca com a transação.

Assim, o cliente não ficará devendo a loja que lhe vendeu o produto, mas sim, o banco.

Além disso, provavelmente o Pix garantido não estabelecerá limites de compra como os cartões de crédito. Isso possibilita que os consumidores parcelem produtos mais caros.

Esse novo regime de pagamento visa ajudar os bancos que diminuíram suas receitas após a implantação do Pix no país.

No entanto, analistas acreditam que as empresas adquirentes serão ainda mais prejudicadas.  

Com a nova ferramenta, a tendencia é diminuir o uso das maquininhas de cartão de crédito, o que prejudicaria drasticamente o lucro das empresas adquirentes, que terão que buscar novas alternativas e soluções para sobreviver no mercado financeiro.

Como funcionará o Pix Garantido?

Em resumo, o Pix Garantido funcionará assim:

1. O cliente que desejará realizar um pagamento poderá fazer um agendamento do PIX garantido, através do aplicativo do banco;

2. O banco faz uma análise para conferir se o cliente possui um limite de crédito suficiente, para confirmar o pagamento;

3. Quando for a data do pagamento, o banco que atua de forma intermediadora, debitará o saldo;

4. Se o cliente não tiver saldo na conta bancaria, ele automaticamente passa a sofrer incidência de juros até que zere o débito da compra.

O Pix garantido ainda está em projeto para ser lançado em uma nova fase do sistema de pagamento instantâneo, que deverá ser concretizada ainda esse ano ou no primeiro semestre de 2023.

Não perca nada do que a gente posta aqui no site, confira mais.

Você pode seguir nosso site canal rei dos cartões em outras plataformas e ficar por dentro sobre assuntos de contas digitais, empréstimos online e cartões de crédito.

➡️Canal Youtube: https://bit.ly/3paUPyR
➡️Google News: https://bit.ly/3cstphW
➡️Nosso Grupo: https://bit.ly/3sCKcoN
➡️Instagram: https://bit.ly/322SOgg

5/5 - (1 vote)
Inscreva-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
nv-author-image

Daniel Rodrigues Alves Rei Dos Cartões

Especialista no assunto financeiro, cartão de crédito, conta digital e pontuação nos birô de crédito, financiamento e etc…