NOTÍCIAS

Como consultar a restituição do imposto de renda

COMPARTILHAR

O prazo para fazer a declaração do IRPF em 2022 se encerrou, e muitas pessoas já estão querendo saber como consultar a restituição do Imposto de Renda — nos casos em que o Governo devolve parte dos impostos excedentes pagos no decorrer do ano. 

Para muitas pessoas esse dinheiro extra pode vir em boa hora, ou colaborar com um objetivo pessoal.

🔥 Não deixe de colocar seu E-mail abaixo e receber melhores ofertas de crédito

Portanto, se você já enviou a sua declaração e quer saber se terá direito a restituição, além de qual é a data de pagamento para cada lote, continue a leitura e confira!

O canal Rei dos Cartões preparou uma matéria completa sobre o assunto. 

🔥Deixe seu E-mail abaixo para receber notícias de cartão de crédito, aumento de limite e novos cartões de crédito

Passo a passo para consultar a restituição: 

É fundamental destacar que só tem direito ao valor de restituição do IR, as pessoas que enviaram a sua declaração neste ano, e pagaram mais impostos do que deveriam no decorrer de 12 meses. 

A partir disso, a consulta da restituição do Imposto de Renda está disponível no site, Meu Imposto de Renda, da Secretaria da Fazenda. Lá, é necessário seguir os passos abaixo: 

  • Clique na opção “Consultar a Restituição”, que deve estar localizada na lista de serviços; 
  • Em seguida, insira o seu CPF e data de nascimento;
  • Pronto! Após isso, o site será atualizado com o resultado da consulta. 

Vale destacar que em 2022, assim como nos outros anos, a divisão de pagamentos será feita por lotes. Nesse caso, em cinco, por ordem de prioridade e de envio da declaração. 

Nesse sentido, quanto mais cedo a declaração for enviada mais rapidamente o contribuinte será restituído. Em 2022, o prazo final para o envio das informações foi no dia 31 de maio. Ao todo, foram 36 milhões de declarações entregues.

Calendário de lotes de pagamento: 

convite de cartão de crédito
código de indicação de cartão de crédito

Veja abaixo quando será realizado o pagamento de cada contribuinte de acordo com o lote em que ele se enquadrar. 

  • 1º lote: 31 de maio; 
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 29 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 30 de setembro.

Nessas datas, o valor da restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) é feito por meio do Banco do Brasil.

Já se a pessoa não tiver uma conta nesse banco, poderá indicar outra conta-corrente ou poupança para recebimento do valor. Lembrando que há a opção de recebimento via PIX

Além disso, é importante lembrar que o valor desse pagamento pode variar muito de pessoa para pessoa. Portanto, não há como fazer uma previsão conforme o valor recebido por terceiros.

Quer continuar acompanhando os melhores conteúdos do mercado financeiro, então acesse regularmente as notícias no canal do Rei dos Cartões.

Daniel Rodrigues Alves

Especialista no assunto financeiro, cartão de crédito, conta digital e pontuação nos birô de crédito, financiamento e etc…
Inscreva-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
pagol como funciona passo a passo Cartão de crédito Sicredi Visa Infinite de Metal Os 7 Melhores Bancos Digitais Para 2024 | Confira passo a passo. novo cartão nbc bank gold – confira como funciona