EDUCAÇÃO FINANCEIRANOTÍCIAS

Como limpar o nome sem pagar dívida

COMPARTILHAR

Comprou algo e não conseguiu pagar, ou então gastou demais seu cartão de crédito e se endividou? Saiba que você não está sozinho neste barco. Se por acaso está em uma situação assim, o Rei dos Cartões preparou um artigo especial que será importante para você descobrir se é possível ou não limpar o nome sem pagar dívida.

Alguns números alertam que grande parte da população brasileira está endividada. Isso se afirma no levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC), que mostra que cerca de 77,7% das famílias brasileiras fecharam o mês de abril de 2022 com algum tipo de dívida.

🔥 Não deixe de colocar seu E-mail abaixo e receber melhores ofertas de crédito

Entre essas dívidas, uma das que lideram é o uso do cartão de crédito. Depois dela, vem os carnês de lojas, financiamentos automotivos e da casa, além do crédito pessoal.

É possível limpar o nome sem pagar dívida?

Essa é uma das principais dúvidas de quem está com algum tipo de dívida e viu seu poder de compra diminuir, principalmente por não conseguir crédito na “praça”. Porém, o mais lógico seria então pagar essa dívida. Certo? Saiba que às vezes não é bem assim que as coisas funcionam.

Isso porque as dívidas normalmente ficam com juros muito altos e do outro lado o consumidor final está sem dinheiro para quitá-la, dificultando o pagamento da conta em aberto.

Entenda o que significa “tudo e nada” para decidir se paga sua dívida

Estar com suas contas em dia é fundamental. Isso permite conseguir oportunidades, como, por exemplo, a compra de um veículo, da casa própria, ou apenas a aprovação naquele cartão de crédito que deseja. Para isso é importante estar com o nome limpo, mesmo sabendo que existem opções de crédito para negativados.

Dando sequência à explicação quanto ao pagamento da dívida a orientação é a seguinte: se você tem o dinheiro paga pagar essa dívida à vista, então é importante quitá-la se isso for possível, sempre olhando seu orçamento. Isso se considera “tudo”!

Porém, caso entre em algum tipo de parcelamento com a instituição financeira, isso pode não compensar tanto e acarretar na famosa bola de neve, tornando a dívida ainda maior. Em situações assim, o melhor a fazer é não pagar. Ou seja, nada.

Aqui é importante dizer que esse não é um incentivo, mas apenas um jogo de como funciona o mercado financeiro.

Limpe seu nome sem pagar dívida

Saiba que em todas as dívidas existe um prazo para ela prescrever. Isso significa que é o tempo em que elas não poderão mais ser cobradas por instituições financeiras, muito menos por cartórios.

Além disso, no Código de Defesa do Consumidor (artigo 43), afirma que o nome da pessoa que está em débito pode ficar negativado por no máximo cinco anos. Isso vale a partir da data que a dívida venceu.

Sendo assim, então é possível limpar seu nome sem pagar a dívida, caso passe esse período de tempo. Porém, não adote isso com frequência, pois poderá ter dificuldades no futuro na hora de solicitar crédito, mesmo com o nome limpo.

É importante destacar que caso o banco continue cobrando a dívida ao longo do tempo, é possível receber uma indenização por danos morais. Essa regra também está no Código de Defesa do Consumidor, no artigo 71. Para isso, deverá entrar com um processo judicial contra a instituição financeira e contar com a ajuda de um advogado.

Agora que você já sabe como limpar o nome sem pagar dívida, então te convido a continuar navegando em nosso site e conferir diversos conteúdos sobre o mundo das finanças e dos cartões de crédito. Aproveite e conheça nosso canal no YouTube – Rei dos Cartões.

Daniel Rodrigues Alves

Especialista no assunto financeiro, cartão de crédito, conta digital e pontuação nos birô de crédito, financiamento e etc…
Inscreva-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
pagol como funciona passo a passo Cartão de crédito Sicredi Visa Infinite de Metal Os 7 Melhores Bancos Digitais Para 2024 | Confira passo a passo. novo cartão nbc bank gold – confira como funciona