A recusa de crédito automática é uma parte fundamental da lógica de liberação automática de empréstimos, pois se o sistema não fosse capaz de identificar automaticamente as pessoas a quem a instituição não está liberando as linhas de crédito automáticas, elas simplesmente não existiriam.
Ninguém gosta de ter seu crédito recusado, mas é importante entender que a recusa de crédito automática é um passo importante para a compreensão da sua realidade financeira, e pode, inclusive, fazer com que você repense a necessidade do seu empréstimo ou a sua forma de lidar com dinheiro.
Vamos entender o que é a recusa automática de crédito e o que pode ser feito para melhorar essa situação.
você pode acompanha o vídeo abaixo do nosso canal muito bem explicado.
Como funciona a recusa de crédito automática?
A recusa de crédito automática é algo relativamente simples, se você parar para pensar: ele faz parte da automatização de atendimentos financeiros que, como já comentei, é uma parte importante do processo de liberação de crédito automaticamente por aplicativos de financeiras e bancos.
A maioria das vezes o sistema vai utilizar as informações bancárias que possui para analisar e avaliar as suas possibilidades, fazendo um cálculo de risco presumido, que é basicamente a mesma coisa que acontecia quando você pedia empréstimos antes, com a diferença que agora não é necessário um atendente para liberar ou não o empréstimo nesses casos.
A recusa do seu empréstimo pode ter acontecido por diversos motivos, mas geralmente envolve incompatibilidade de renda ou dificuldades financeiras enfrentadas, que podem ser representadas pelo score financeiro ou a quantidade de dívidas que a pessoa possui.
Dessa maneira, caso você tenha tido seu crédito recusado automaticamente, existem algumas possibilidades que podem ser tentadas para a liberação do seu crédito.
O que fazer quando não se consegue crédito?
Se você sofreu uma recusa de crédito automática, você precisa analisar a sua vida financeira e verificar o que está dando errado. Será que os seus gastos estão dentro da sua possibilidade de renda? Será que seu score financeiro está bom? Será que a instituição financeira para quem você está pedindo dinheiro tem informações suficientes a seu respeito?
Todas essas informações precisam ser verificadas e a partir daí as soluções podem ser elencadas.
Uma das atitudes que podem ajudar o banco a liberar crédito automaticamente para você é o compartilhamento de informações bancárias de outro banco, especialmente se sua conta estiver positiva e você não tiver suas contas pessoais para sempre em dia.
Outra possibilidade que pode ser oferecida para caso o empréstimo esteja com pouco de dificuldade é a possibilidade de alienação de um bem como garantia.
Geralmente utilizam-se carros ou Imóveis como garantias para o banco. Isso pode ser interessante se você realmente precisa do dinheiro, pois facilita na questão das taxas de juros, mas se torna especialmente complicado porque o não pagamento da dívida fará com que a família fique sem carro ou até em casa.
Importante também aumentar o score financeiro para facilitar a aquisição de crédito, embora esse processo seja menos simples e mais orgânico do que a maioria das pessoas vai fazer parecer.
Com essas informações e dicas, fica mais fácil entender como evitar a recusa automática de crédito.
como sair da recusa automática de crédito
Se o seu pedido de empréstimo foi automaticamente rejeitado, você pode tentar mudar a situação:
- Entrar em contato com uma instituição financeira: A instituição pode estar disposta a reconsiderar sua inscrição se você explicar sua situação e fornecer informações adicionais.
- Melhore seu histórico de crédito: se você tem um histórico de crédito ruim, trabalhe para melhorá-lo. Isso pode incluir coisas como pagar suas contas em dia, reduzir sua dívida geral e evitar a solicitação de novas linhas de crédito.
- Oferta de garantia: Se você possui bens que pode usar como garantia, como uma casa ou um carro, pode ser possível negociar com a instituição financeira para usá-los como garantia do empréstimo.
- Obtenha um co-signatário ou fiador: se você não tiver um histórico de crédito bom o suficiente para obter um empréstimo, pode ser possível obter um co-signatário ou fiador com um histórico de crédito melhor. Isso pode ajudar a reduzir o risco para a instituição financeira e aumentar as chances de sua inscrição ser aceita.
- Tente obter um empréstimo de outra instituição: Se você está tendo problemas para obter um empréstimo de uma instituição financeira, pode ser possível tentar outra instituição. No entanto, é importante lembrar que qualquer solicitação de empréstimo pode afetar negativamente seu histórico de crédito, por isso é importante ter cautela ao solicitar empréstimos.